Itapua_ThumbAtencaoDicasSeguranca_Prancheta 1

ATENÇÃO ÀS DICAS DE SEGURANÇAS

Com a ascensão da segunda onda da Covid, não podemos esquecer que todo o cuidado com a nossa saúde é pouco, não queremos precisar de socorro na situação atual. É com isso em mente que viemos relembrar alguns dos cuidados que precisamos sempre ter ao lidar com equipamentos elétricos.

 

Não esqueça que eletricidade é coisa séria!

 

Sempre que precisar fazer algum reparo, não pule etapas e tenha certeza de se certificar em cortar as alimentações. Desligue sempre o disjuntor antes de reparos que envolvam a rede. Além disso, não tenha preguiça ou corte caminhos quando se tratar de segurança: evite a mudança de temperatura em chuveiros abertos quando não forem os mais modernos (sempre verifique o modelo), compre produtos aprovados pelo Inmetro e fuja das gambiarras. Também nunca faça algo se não tiver certeza do que está fazendo e tome cuidado com a combinação equipamentos elétricos + água.

 

Atenção aos curtos e aquecimentos.

 

Não aglomere fios, deixe cabos desencapados, exagerem nos benjamins (aliás evite ao máximo) ou exponha os fios ao calor. Falta de cuidado quanto às possibilidades de curto-circuito ou superaquecimento podem rapidamente evoluir para um incêndio inesperado. A propósito: não apague fogos ligados à corrente elétrica com água, nesses casos apenas use extintores categoria C e acione os bombeiros em qualquer emergência.

 

Sempre use equipamentos de segurança.

 

Ao realizar qualquer manutenção, não se esqueça de usar equipamentos de segurança apropriados, incluindo luvas e calçados com solas de borracha. Esteja preparado para uma emergência e evite manipular a rede elétrica sem a presença de outra pessoa no recinto, principalmente no caso de não ter experiência ou qualificação técnica para tal. Conte com profissionais antes de qualquer coisa.

 

Na dúvida, sempre consulte profissionais mais qualificados ou experientes do que você na área, cautela nunca é de menos.

 

E qualquer dúvida ou necessidade, pode contar com a gente que a Itapuã te ajuda!