AF_Itapua_ThumbTrocaFiacao

Quanto é hora para trocar a fiação da rede elétrica

Luz falhando, aparelhos queimando, chuveiro pifando… é chegada a hora de trocar a fiação elétrica da casa. Sim, mas quando chegamos à essa situação, é porque o tempo na verdade a vida útil dos fios elétricos já acabou.

 

Antes mesmo de todos esses episódios começarem a ocorrer, alguns pontos sobre a rede elétrica da sua casa devem ser avaliados e inclusive a troca dos fios.  A rede elétrica é feita de materiais que possuem tempo de vida útil, uma casa construída na década de 90, por melhor que seja a qualidade dos materiais utilizados, pode não mais atender a demanda de energia que utilizava naquela época, isso porque a forma de utilização de energia dos novos aparelhos pode não condizer com a estrutura elétrica construída naquela época.

 

Além disso, não apenas trocamos nossos aparelhos elétricos, como também compramos novos e isso faz com que a rede não fique apenas obsoleta, mas também com uma capacidade aquém da que necessitamos atualmente.

 

Novos eletros-domésticos, ar-condicionado, computadores, mais celulares pela casa, novas TVs e em maior número, aparelhos de sons, quanto mais aparelhos colocamos em nossa rede, maior deve ser a preocupação com a fiação do imóvel.

 

O exemplo mais comum para isso é instalarmos um chuveiro e sempre que o ligamos, ele desliga o disjuntor. Isso acontece devido a fiação existem não comportar esse chuveiro.

 

Também existe outros fatores que devem ser levados em consideração, como por exemplo os novos padrões de segurança, a mudança das tomadas de dois para três pinos.

 

Não há uma regra para a troca da fiação da rede elétrica, mas sim o bom senso que vai indicar as novas necessidades que essa precisa atender. E para que seja possível observar isso, seguem aqui alguns pontos que devem ser avaliados com frequência para que a decisão seja feita antes mesmo que os problemas comecem a acontecer, são elas:

 

– Avaliar possíveis falhas no isolamento dos fios;

– Observar se existem ligações com defeitos e riscos iminentes;

– Observar se existem inadequações da instalação da rede elétrica;

– Analisar a compatibilidade da rede com os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos utilizados na casa.

 

Pronto, fazendo toda revisão de tempo em tempo é possível avaliar a adequação da rede elétrica e prever o melhor momento para a troca dos fios.

 

E não se esqueça, sempre que for fazer alguma manutenção, reparo ou troca da rede, verifique a qualidade dos produtos utilizados, isso garantirá para o seu lar maior segurança e durabilidade das instalações.

 

Seja qual for o seu momento, se de reparo, troca ou manutenção, conte coma Itapuã Eletro, aqui temos os mais diversos produtos para a rede elétrica, iluminação e climatização da sua casa, empresa, seja qual for o ambiente.